Quando falamos sobre loja virtual há muitos pontos que são importantes de serem pensados antes mesmo de começar o desenvolvimento da sua loja virtual na internet, nesse post você irá ver alguns pontos essenciais que você precisa saber para criar sua loja virtual.
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica
Mais conhecido como CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica não é algo estritamente necessário para quem está começando, porém, com certeza é uma excelente forma de começar sua empresa, gera mais confiabilidade e profissionalismo para qualquer empresa.
Com o CNPJ em mãos as possibilidades aumentam bastante no mercado, pois, outras empresas e seus clientes deixam de ver o seu trabalho como um negócio que está começando e enxergam de fato o que é: UMA EMPRESA!
Para criar é fácil, nós criamos um artigo só mostrando as importâncias e como criar o CNPJ para sua empresa de maneira rápida e prática (Link do artigo) lá você vai encontrar um passo a passo que vai te ajudar bastante nesse início de jornada.
Análise de mercado
Essa é uma etapa muito importante porque é nela que você consegue projeções reais sobre seu negócio, nela você irá observar os pontos fracos e fortes do seu produto e do mercado que pretende atuar.
Com uma boa analise de mercado você irá conseguir estipular metas possíveis para sua empresa, sabendo exatamente o momento de investir e os perigos calculados que seu investimento pode ter.
Nela você também consegue ter uma ideia do que os seus concorrentes tem feito, pois, é nos casos de sucesso que você vai encontrar formas de alavancar o seu negócio que já deram certo e assim trazer a sua identidade para seu negócio se tornar algo único no mercado.
Custo de uma loja virtual
É nessa etapa que você vai entrar em contato com algumas coisas importantes a se pensar antes mesmo de começar é importante saber quais são os custos mais essenciais para o seu negócio ter um espaço no meio da internet.
Hospedagem e Domínio, são os primeiros custos que irá ter para começar a construção do seu site, são basicamente o terreno e o endereço do seu negócio na internet é um custo que todos que hoje possuem um site online teve no começo da sua jornada e ainda pagam anuidade para se manter online.
Agora vem a parte de realmente construir o seu site, nesse ponto você irá precisar de conhecimento para construção de um site profissional, ou, você pode contratar alguém que já saiba fazer e que vai te entregar um site de qualidade que vai te ajudar muito, nós recomendamos a MeuMouse.com para o trabalho.
Estrutura de logística
Outro ponto a se pensar com cuidado é com certeza a sua estrutura de logística que precisa estar bem estruturada para que o repasse para o cliente não fique pesado ou você diminuir muito sua margem para oferecer um custo menor de frete.
Uma das estratégias que deve ser levada em consideração é começar a direcionar seu marketing para áreas mais próximas da sua empresa para que dessa forma o preço do frete não seja tão impactante no preço do seu produto.
É importante pesquisar quais das inúmeras transportadoras como Jadlog, Fedex, Correios entre muitas outras, qual delas vai oferecer o melhor trabalho pelo menor preço para sua empresa, tire um tempo para comparar preços e prazos e escolha aquela que melhor se adequa a sua empresa.
Precificação
A precificação nada mais é do que o valor estipulado para um produto ou serviço, porém, esse valor é formado por meio de estratégias para ampliar seu lucro e manter as vendas ativas, ou seja, é um processo extremamente importante que precisa da sua atenção para que evite problemas futuros.
Com uma boa precificação fica muito mais fácil para quem fornece o produto ou serviço saber exatamente o que está entrando e saindo da sua empresa de forma eficiente e correta para que não tenha prejuízos.
Nós fizemos um artigo mais detalhado que mostra algumas estratégias por trás da precificação que devem ser aprendidas antes mesmo de colocar qualquer produto no ar, até porque um produto mais precificado é como um veneno para uma empresa, link do artigo: (Link do artigo).
Métodos de Pagamento
Por último, mas não menos importante os métodos de pagamento que sua empresa irá receber, um que foi criado recentemente, mas que já é um dos meios mais utilizados no Brasil é o Pix, ele é um ótimo meio de pagamento para você aceitar na sua empresa por exemplo.
Outro método muito importante é o cartão de crédito, para aceitar esse tipo de pagamento se faz necessário um gateway de pagamento para que seja processado a transação e averiguado se está tudo nos conformes tanto para você quanto para seu cliente, nesse método é cobrado comissão de acordo com o gateway escolhido.
Além dos dois citados acima temos o Boleto, por mais que esteja sendo cada vez menos usado, o boleto é uma boa opção para dar ao seu cliente, caso ele não possa pagar utilizando as formas anteriores, ter o boleto como forma de escape pode ser uma boa estratégia para se adotar.
Conclusão
Essas são dicas que nossa equipe separou para ajudar aquelas pessoas que ainda não migraram para o meio digital, algumas vão ajudar mesmo aquelas que não querem, são dicas essenciais que todos empreendedor deveria ter acesso.
Cada um desses assuntos anteriores será abordado de forma mais aprofundada em outros artigos para aqueles que querem mais informações ou ficaram com dúvidas e querem se aprofundar mais terem a oportunidade de saírem daqui com todo conteúdo necessário.
O passo mais importante que não foi citado em nenhum dos anteriores é a persistência, sem tentar dia após dia não se conquista nada, esse artigo foi feito para que você empreendedor lute com todas as ferramentas possíveis para assim alcançar o sucesso.