O que é Análise de Mercado? E como fazer análise de mercado para minha empresa em 2023?

Quando falamos sobre analise de mercado estamos nos precavendo, ou seja, precedendo alguns problemas ou infortúnios que podem acontecer caso não seja feito o preparo adequado para lidar com a situação.

A análise de mercado serve para você saber exatamente onde a sua empresa atua, quem são seus clientes, qual o tamanho do seu público, se o seu mercado é promissor (tem uma boa expectativa de crescimento), qual o nível de competitividade dentro desse mercado, entre outros dados que auxiliam na hora de montar o seu negócio.

Nesse artigo você irá entrar em contato com alguns conceitos importantes para quem está começando ou já tem uma empresa e ainda não fez uma análise de mercado, trazendo mais clareza e exatidão na hora de fazer a análise do seu mercado, para assim alcançar melhores resultados.

A importância da análise de mercado:

Afinal, qual a importância da Analise de mercado? É simples, coletar dados que vão te favorecer na hora de montar sua estratégia de negócio, seja no marketing, na sazonalidade do seu produto, para quem você deve levar seus produtos, as tendências do mercado que está atuando.

Com uma boa analise de mercado você consegue alcançar uma proposta clara para seu negócio, fazendo metas reais que são possíveis de serem alcançadas, analisando se há oportunidade no mercado em que pretende atuar e dessa forma otimizando seu tempo e esforço evitando desperdício de trabalho.

Com uma ideia mais clara sobre os principais pontos fortes e fracos do seu negócio e mercado que vai atuar, cria-se maior liberdade para estratégias diversificadas baseadas no seu público-alvo, tratando-o como único e especial e consequentemente trazendo mais resultado para sua empresa. Fazer uma análise de mercado é uma das coisas que você deve saber antes de criar sua loja virtual, por exemplo.

Tamanho do mercado:

Analise do tamanho do mercado é você medir qual o tamanho do público que possivelmente vai consumir o seu produto ou serviço, sendo assim, conseguindo uma estimativa do volume de vendas, os valores que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto e o potencial de crescimento dentro desse mercado.

Há algumas formas de mensurar o tamanho do mercado de um nicho ou setor, por exemplo, com uma pesquisa rápida é possível encontrar alguns relatórios de empresas grandes que já participam do seu setor, o que torna possível um balizamento para seu negócio.

Existe outro método que requer uma pesquisa mais aprofundada, pois, se trata de algo mais específico, mais semelhante ao que você procura, uma pesquisa mais aprofundada consegue revelar dados mais realistas para o seu negócio veja o exemplo a seguir:

Você tem uma cervejaria artesanal, com uma pesquisa mais geral você consegue saber que as industrias de cerveja no Brasil estão em alta, porém, quando vai pesquisar sobre cervejaria artesanal no Rio de Janeiro, percebe que não há muita procura, ou seja, o setor de cervejaria está em alta, mas a sua especialidade pode não fazer parte.

Tendências de crescimento:

É por meio da analise de tendências de crescimento que você consegue de uma forma mais clara observar quais são os próximos passos que a sua empresa irá seguir, qual a demanda que seu cliente futuramente vai precisar?

Além de trazer dados específicos, também é importante sempre ficar de olho nas tendências gerais de um país ou região, pois, vai influenciar diretamente o seu negócio, por exemplo, se os brasileiros estão procurando um estilo de vida melhor, aqueles que possuem uma empresa nesse nicho com certeza será beneficiada.

É muito importante saber qual o próximo passo que seus clientes pretendem tomar, porque dessa forma você consegue se antecipar e se adaptar a essa nova demanda, sendo assim, mesmo que os tempos mudem, sua empresa sempre se fará presente.

Público-alvo:

O público-alvo são seus futuros clientes basicamente isso! Como empreendedor é seu papel identificar esse público-alvo, até porque sem ele é quase impossível fechar qualquer venda, pois, você não sabe nem para quem você está mostrando seu produto como vai saber que vai vender?

É muito provável que a sua empresa já tenha seu público alvo, porém, ainda não foi colocado em uma planilha ou validado por vocês, mas, se sua empresa ainda não tem, busque formas de encontra-lo, tem diversas formas de fazer isso pela internet, ache uma que se adequa a sua situação e faça sua pesquisa.

Uma coisa importante que precisa ser dita é PERSONA e PÚBLICO-ALVO são coisas diferentes, quando falamos de persona estamos dizendo sobre um cliente ideal, aquele cliente que precisa do seu serviço ou produto, público-alvo por outro lado, é o grupo de pessoas que você quer atingir com seus anúncios para que lá dentro desse público você encontre sua persona.

Cenário competitivo:

Você precisa saber qual o nível de competitividade do seu nicho, quais são as maiores empresas atuando nesse setor? A barreira de entrada é muito alta ou baixa? Há muita briga por preço? O mercado está saturado?

A analise de negócio no cenário competitivo vai proporcionar uma visão mais clara sobre seus concorrentes, o que eles fazem que já deu certo, se há muitos concorrentes para se preocupar, se tem concorrentes na sua região em específico, isso faz com que você tenha uma ideia mais clara de quanto irá poder cobrar do seu cliente por exemplo.

Ainda que há muita competição em alguns mercados, para aqueles que tem um sonho e uma boa ideia e se esforçam, existe sempre um espaço para quem está começando, com uma análise bem feita você já começa na frente de muitas pessoas tendo uma noção muito maior sobre o mercado.

Objetivos empresariais:

Os objetivos da sua empresa são baseados no seu propósito pra ela, o que você almeja levando seus produtos ou serviços para mais pessoas? Qual mudança você quer gerar para seus clientes ou no mercado como um todo?

Fazer uma analise de objetivos empresariais principalmente para aqueles que estão atuando na mesma área que a sua empresa traz uma visão maior sobre o que sua empresa pode gerar de mudança, muita das vezes até aspectos que você não tinha pensado.

Ainda que você faça uma analise e veja os objetivos de muitas outras empresa, ainda veja o que você quer para a sua, aonde quer chegar, quais metas quer alcançar, algumas empresas são nosso projeto de vida, então dedicar um tempo para pensar melhor sobre vai te dar resultados satisfatórios.

Conclusão:

Com todos os passos anteriores finalizados é muito provável que você tenha mudado completamente sua visão sobre sua empresa e sobre o mercado que está adentrando ou já está atuando a anos, mesmo que as vezes não pareça, fazer essa analise faz com que você veja sua empresa exatamente onde ela está e assim bolar estratégias para chegar mais longe.

Além desses pontos que foram citados é muito importante que você busque por mais informações ainda, trazendo para a sua realidade e adaptando para o seu dia a dia, olhe para os grandes como casos de sucesso e o objetivo que você deseja alcançar.

O seu negócio é muito mais valioso do que pode imaginar, muitos clientes estão esperando exatamente pelo que você tem a oferecer, por meio dessas pesquisas, veja seus pontos fortes e pontos a serem melhorados para assim conseguir crescer e atingir todos aqueles clientes que precisam do seu produto ou serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nuvem de tags:

MEUMOUSE.COM ® – CNPJ: 33.715.878/0001-62 – Todos os direitos reservados. Copyright 2019 – 2024

Todo o conteúdo deste site está protegido pela  Lei de Propriedade Industrial (9.279/1996)
Topo

Informe seus dados para receber nossas novidades.

Presente exclusivo do Dia do Consumidor

Cupons válidos até 23:59 de Domingo (17/03/2024)

Todo o site com desconto até 30/11/2023

30% OFF no Pix

15% OFF no cartão

Em até 12x sem juros

Passo 1 de 2

Avalie o produto: Tema EpicJungle para WordPress

Sendo 5 estrelas para um produto excelente, e 1 estrela para muito ruim.

Avalie o produto: Parcelas Customizadas para WooCommerce

Sendo 5 estrelas para um produto excelente, e 1 estrela para muito ruim.

Preencha seus dados para resgatar a promoção:

Preencha seus dados para fazer sua avaliação:

Sendo 5 estrelas para serviço excelente, e 1 estrela para muito ruim.

Usamos cookies para analisar nosso tráfego, personalizar o marketing e fornecer recursos de mídia social.

Ao continuar utilizando este site você concorda com nossa política de privacidade.

Informe seus dados para que possamos retornar o contato.