Descrevendo rapidamente é o caminho que o produto percorre desde a sua fabricação até as mãos do cliente final, porém, durante esse processo há inúmeras variáveis e é essa a maior dificuldade da maior parte dos lojistas na hora de estruturar seu sistema de logística.
Hoje em dia é muito comum você ver aviões e navios de empresas de transporte que trazem produtos internacionalmente, isso é logística! Antes mesmo do produto chegar na sua loja ou no seu estoque ele já passa por todo uma rota, mas, a partir do seu estoque pra frente essa rota se torna responsabilidade sua.
Você já recebeu algum produto errado ou que veio com partes quebradas que obviamente foram feitas durante o transporte? Se sim, você sabe o quanto isso é frustrante para quem o recebe, por isso, é muito importante você ter um bom processo de logística definido, até porque está diretamente ligado a reputação da sua empresa.
O que um dono de loja virtual precisa saber sobre logística?
Agora que sabemos brevemente o que é logística, vem a pergunta, e eu que sou dono de loja virtual, o que eu preciso saber sobre logística? Bom, você precisa saber entregar seu produto e ótimo estado para o seu cliente no prazo estipulado, basicamente é isso certo?
De forma resumida sim, porém para isso acontecer é necessário se atentar em alguns detalhes importantes para que essa função seja cumprida com excelência e sempre buscando o melhor custo para você e para o seu cliente.
Uma forma interessante de trabalhar com logística é dividindo por processos, pequenas etapas que vão te levar a completar seu objetivo, algumas etapas são mais relevantes e trabalhosas que outras, porém, todas são importantes, confira uma lista que nós desenvolvemos para te auxiliar nesse processo.
Compra
O processo de compra é o fluxo que o cliente vai seguir na sua loja virtual até encontrar o produto que ele deseja e enfim passar para a etapa de adquirir esse produto, ou seja, compra-lo, após isso a compra é passada por uma confirmação para ver se está tudo de acordo com o que foi informado pelo seu cliente.
Preparo do pedido
Assim que foi confirmado e está tudo de acordo com a compra, ou seja, ela é legitima, é iniciado o processo do pedido onde ele é preparado pela sua equipe. Aqui entra preparo da embalagem, cuidados necessários para o produto não ter rasuras no processo de entrega, colagem da etiqueta e separação para envio.
Rede de distribuição
Aqui você pode escolher entre opções, algumas empresas optam por uma empresa de distribuição privada, sendo assim, contratam uma empresa especializada em entrega e distribuição de produtos, porém, também é possível utilizar o CORREIOS, para fazer suas entregas, nesse caso vale buscar a melhor opção para o SEU negócio.
Saida para entrega
Tendo sua rede de distribuição já estabelecida é hora de a encomenda sair para entrega, é aqui que você além de registrar todo o processo que já foi feito, registrar também que a encomenda está saindo, incluir horário, responsáveis pelo trabalho e informar para o seu cliente da saída do produto.
Rastreamento
Um processo muito importante é o rastreamento da encomenda que é sim muito necessário tanto para você quanto para o seu cliente, assim ele fica sabendo de tudo o que está acontecendo com a sua encomenda e qualquer problema que tiver com a mesma ambos saberão aonde o problema aconteceu.
Resolver problemas no transporte
Como foi dito anteriormente, há inúmeras variáveis durante esse percurso até a chegada na casa do cliente, porém, se você contratou alguém para a entrega não é sua responsabilidade resolve-los, no entanto, é sua responsabilidade informar o cliente e deixar tudo esclarecido do porque a encomenda dele ainda não chegou.
Entregue
Assim que foi entregue é necessário a confirmação do cliente que o produto chegou em bom estado e se todos os itens foram entregues assim como foi solicitado, é também uma ótima oportunidade para pedir uma avaliação do serviço e uma recomendação para outras pessoas.
Pós venda
No pós venda entram alguns processos, porém, o que vamos falar aqui é sobre a devolução do produto, ou seja, quando o cliente não gostou ou não foi entregue o que foi pedido, nesses casos é necessária uma logística reversa, que nada mais é o processo inverso do que foi feito anteriormente, do consumidor para a loja.
Logística reversa
Uma loja virtual está suscetível a devoluções de produtos, por isso, é bom você ter essa etapa do processo bem estabelecida, para que quando ocorrer, sua empresa consiga manter a qualidade de serviço que foi mostrada na hora da entrega do produto.
Nesse processo é necessário se atentar a alguns pontos, um deles é: Como será feito o recolhimento desse produto? Se sua empresa tem uma empresa privada para a distribuição, é ela que vai fazer esse recolhimento na casa do cliente, no caso de você utilizar os correios, se faz necessário a postagem do cliente em uma agencia, tudo isso é custeado pela a empresa!
Assim que o produto é recolhido é necessário passar por uma equipe que irá averiguar a qualidade do produto que retornou e se realmente bate com o motivo pelo qual está sendo devolvido, em alguns casos o produto volta para o estoque para ser vendido posteriormente, mas, em caso de danos ao produto é necessário o descarte.
Conclusão
Agora que você sabe algumas informações importantes sobre o processo de logística é necessária uma pesquisa profunda dentro do seu nicho de atuação, alguns produtos precisam de uma atenção maior para que sejam entregues de forma rápida e eficiente.
Assim como em lojas físicas, sua loja online também possui reputação, ou seja, as pessoas precisam confiar no seu trabalho para comprar os seus produtos, então, se ainda não se preocupou em como seu produto chega ao seu cliente, provavelmente sua reputação está em apuros.
É muito importante se atentar aos detalhes na hora de fazer a entrega do seu produto, uma embalagem bonita e com uma mensagem da sua empresa com certeza irá marca-la na cabeça do seu cliente, porém, uma entrega bem feita dentro do prazo estipulado, irá torna-lo um fã que vai recomendar o seu trabalho para outras pessoas.